Diferença entre SEO e SEM no marketing digital

Diferenca-entre-SEO-e-SEM-no-marketing-digital
A página inicial de boa parte dos internautas do mundo é o Google, ou seja, um site de busca.

Apesar de decorarmos o endereço de nossos sites preferidos, o buscador é uma mão na roda para encontrarmos novos blogs de assuntos que gostamos, ou novos sites para fazer algumas compra, buscar algum serviço e até usar como lista telefônica.

Ao buscar algum termo, dificilmente olhamos resultados além da primeira página da pesquisa, às vezes se quer olhamos além dos cinco primeiros.

É aí que entra o Marketing de Buscas que tem como objetivo conseguir colocar seu site entre os primeiros resultados nos buscadores.

Pra isso existem duas formas: o SEO (Search Engine Optimization – otimização para motores de busca) e o SEM (Search Engine Marketing – marketing em motores de busca).

Mas qual é a diferença entre SEO e SEM no marketing digital?

O SEM se vale de um serviço pago conhecido como links patrocinados, onde um site de busca (Google, por exemplo) vende espaços nos seus resultados para promover sites.

O resultado das ações de SEM é imediato: assim que o internauta faz uma pesquisa com as palavras-chave que a empresa comprou, o site aparecerá entre os primeiros resultados marcado como Link Patrocinado para que o visitante saiba que aqueles resultados são na verdade publicidade.

Já o SEO requer mais trabalho, e seus resultados serão vistos apenas a médio-longo prazo.

O SEO é feito através de técnicas na construção do site e de seu conteúdo, utilizando palavras chaves em sua estrutura, títulos das páginas e dos conteúdos, imagens otimizadas, etc.

Por isso é tão importante escolher bem as palavras, procurar aquelas que são menos concorridas para encontrar uma melhor colocação nas buscas.

No entanto existem outros fatores, como o PageRank de seu site ou blog, ranking esse que mede a relevância de sua página baseado principalmente nos backlinks de sites conceituados sobre o mesmo assunto que você trata.

Esses são os dois principais fatores para que se consiga uma boa colocação nas buscas.

Anúncios

Sobre alexandregoya

" Impossível não é um fato, e sim, apenas a opinião de quem tentou e não conseguiu! "
Esta entrada foi publicada em Alexandre Goya. ligação permanente.

2 respostas a Diferença entre SEO e SEM no marketing digital

  1. SEO + SEM = Sucesso

    Para obter sucesso na Internet tanto o SEO quanto o SEM são de extrema importância quado se quer uma boa colocação nos sites de busca, pois aparecer entre os primeiros certamente renderá um resultado melhor em vendas, exposição da marca ou outra métrica de conversão que você tiver.

    De nada adianta ter um site com um belo design e conteúdo de qualidade, se o SEO e SEM for deixado de lado, as pessoas não chegarão até ele.

    É fundamental existir sintonia entre essas duas áreas, portanto, não deixe de investir em profissionais qualificados em marketing digital para aumentar o retorno sobre o seu investimento.

  2. Alexandre Goya, Consultor Web, Especialista SEO SEM, Google Adwords, WordPress, E-commerce | Site oficial: http://www.alexandregoya.com.br | Fale comigo: (11) 3495-0569 _Tim Fixo Móvel / (11) 97105-1042 (Celular Vivo)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s